Esportes

Amazonense, ‘fenômeno’ do jiu-jitsu já abocanhou 80 medalhas neste ano

 Larissa mostra sua coleção de medalhas-foto: Alberto César Araújo


Larissa mostra sua coleção de medalhas-foto: Alberto César Araújo

Uma coleção em casa. A amazonense Larissa Nicácio, de apenas 12 anos, já faturou nada mais nada menos do que 80 medalhas na atual temporada. A última foi de ouro, na 6ª Copa Juventude de Jiu-Jítsu Profissional, realizada no último domingo no ginásio Bergão, no São Jorge, Zona Oeste de Manaus.

A jovem lutadora da academia Elton Roberto, filial do Clube Pina, sagrou-se bicampeã da Copa Juventude na faixa verde 12/13 anos, categoria pesadíssimo. “Com mais essa conquista, já são 80 medalhas conquistadas em 2015, entre ouros e pratas. Estou muito feliz”, afirmou a atleta.

Melhor lutadora nos anos de 2013 e 2014 de acordo com a Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM) e Federação Amazonense de Submission – Luta-Livre (Fasub), ela continua provando que é uma das principais esperanças do esporte do Estado para o futuro.

Com tantas conquistas, a garota sua a camisa para conciliar sua forte rotina de treinamentos com a escola – ela está no 6º ano do ensino fundamental. Para sua mãe, Adriana Abrantes, o grande segredo de tamanha determinação é o prazer que a lutadora sente quando está treinando. Ela, claro, é a fã número 1 de Larissa e diz que o empenho só aumenta o orgulho que a família sente da atleta.

Para seu pai e parceiro de treinamento, Célio Nicácio, as conquistas são fruto de um trabalho bem feito com Larissa. Apesar da qualidade de sua equipe na academia Club Pina, o ponto forte é sua visão de atleta.

“A Larissa tem uma determinação de atleta competidora. Ela não se importa de abrir mão de brincadeira ou divertimento para treinar. Ela faz porque gosta. Hoje, ela treina judô na Vila Olímpica, à tarde faz luta-livre e à noite treina jiu-jítsu. Muitas vezes nos preocupamos com o cansaço, mas ela quer treinar, porque quer manter o foco. A diversão dela é competir”, finalizou o pai.

Após receber a premiação no pódio da 6ª Copa Juventude, Larissa confirmou que é “fominha” quando assunto é campeonato. Ela antecipou que participará do Open Internacional de Manaus no próximo sábado e também da 4ª Copa Cidade de Manaus, em novembro – última competição do calendário da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (Fajjpro).

“Meu objetivo é disputar o máximo de campeonatos no Estado, pois meu foco é me preparar para o Mundial de Jiu-Jítsu Esportivo em 2016”, afirmou Larissa Nicácio.

Assim como toda jovem, a promessa amazonense sonha com um projeto de montar uma academia no futuro, dar aulas especialmente para crianças que gostam de esporte e promover não somente o jiu-jítsu, mas incentivar todos de modo geral.

“Ficando em primeiro ou em segundo lugar, Larissa é uma atleta muito disciplinada. Mesmo com pouca idade, já conseguiu um título mundial que para mim só aconteceu com 40 anos, um feito para poucos que faz muita diferença. Ela será uma grande lutadora”, afirma seu Mestre Marcelo Gama.

Conquistas

Larissa também conquistou medalha de prata no Campeonato Brasileiro da modalidade em 2012. O empreendedor da Rede Uai Shopping, Elias Tergilene, avalia que “investir no esporte é contribuir com o crescimento não somente de atletas, mas de cidadãos capazes de respeitar o próximo e atuar para melhorar a comunidade onde vivem”.

O determinante para a conquista foi a sua força de vontade durante a preparação para o campeonato. Além disso, Larissa afirmou que seu objetivo é, novamente, ser eleita a melhor de sua categoria no Amazonas. “Fiz duas lutas duras e consegui finalizar ambas. Foco e determinação é o segredo”, definiu.

Por Lindivan Vilaça

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir