Esportes

Amazonense é campeão brasileiro de patinação

Aos 33 anos, o atleta afirmou que começou a praticar a modalidade há apenas dois anos e aprendeu muita coisa através de vídeo-aulas – foto: divulgação

Aos 33 anos, o atleta afirmou que começou a praticar a modalidade há apenas dois anos e aprendeu muita coisa através de vídeo-aulas – foto: divulgação

O atleta Helivandro Pinheiro Dantas, 33, foi campeão brasileiro de patinação de velocidade por equipe no último final de semana no Parque Jacuí, em São Paulo.

Patinando desde os 13 anos, o atleta defendeu a equipe carioca Rio Inline. Na competição, o atleta disputou quatro provas. Os 500 metros, terminando na sexta colocação; um quilômetro, terminando em quinto; cinco quilômetros, terminando em quarto lugar; dez quilômetros, onde terminou em quinto lugar. Juntando os seus resultados com o dos outros integrantes de sua equipe, o amazonense se sagrou campeão brasileiro da categoria Máster 30 por equipes.

Helivandro participa do grupo Manaus Inline no Amazonas. O mesmo revelou que foi curioso o jeito que conheceu o seu atual treinador na equipe, Fernando Chagas. Tudo aconteceu após o atleta tirar uma foto sem o capacete de competição.

“Utilizamos bastante as redes sociais para divulgar o esporte. Fui tirar uma foto com a macaquinha (farda do patinador de velocidade) só que estava sem capacete. Na foto, estava com todos os equipamentos, menos o mais importante. Eu acabei esquecendo. Essa foto chamou a atenção do técnico da equipe Rio Inline de velocidade, o Fernando Chargas. Ele veio perguntar se era corredor e porque estava sem capacete. Expliquei que era só uma foto, mas ele respondeu que tenho que dar bom exemplo sempre, porque estava com os patins”, explicou o atleta que lembra que o capacete é o primeiro item que os atletas colocam e o último a ser retirado.

Nova equipe

A partir desse acontecimento, ele passou a ter contato com o treinador, que mais tarde o convidou para praticar a modalidade na sua equipe. Porém, Helivandro deveria viajar duas vezes por mês para o Rio de Janeiro. Isso seria inviável, pois geraria muitos gastos. Nesse momento, o treinador decidiu utilizar a tecnologia ao seu favor. Ele passou a tentar ensinar os detalhes da patinação de alto nível através de aulas pela internet.

“Trocamos vídeos, fotos e informações. Agradeço o whatsapp, facebook e youtube por isso. Sem isso não teria evoluído”, ressaltou.

Em junho desse ano, Helivandro recebeu à visita de seu treinador em Manaus. Foram três dias reunidos e treinando. Após o período, o atleta foi anunciado como novo membro da equipe com sede no Rio de Janeiro.

Aos 33 anos, o atleta agradece a oportunidade que teve, pois segundo o ele, foi a melhor aula pratica de sua vida.

“Tive a oportunidade de competir com atletas de alto nível de todas as modalidades e idades. Então, pretendo continuar competindo por muito tempo se for à vontade de Deus”, completou o atleta.

Por Thiago Fernando (Equipe EM TEMPO)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir