Sem categoria

Amazonas é destaque em programa gastronômico

Manaus será o cenário principal do próximo episódio do programa ‘MasterChef Brasil’, que irá ao ar na terça-feira (4). O desafio culinário, que é comandado pelos chefs Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella, focará nas belezas e curiosidades amazônicas. Os participantes fizeram em maio deste ano uma visita ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa, localizado no Centro, e realizaram uma prova especial em um barco regional no rio Negro.

Para o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, a lembrança do programa pela culinária local só confirma que todo o seu trabalho realizado nos quase 20 anos à frente da SEC tem gerado frutos.

“Acho muito importante essa passagem deles pelo Amazonas porque temos avançado muito em todas as nossas atividades culturais desde 1997 e, nos últimos anos, temos avançando na gastronomia valorizando produtos típicos e alimentos regionais”, afirma Braga.

Não é a primeira vez que a culinária local está presente em produções televisivas. Segundo o secretário, isso é importante para valorizar os sabores regionais. Ele comenta que a culinária é uma grande marca do Amazonas.

“Acho que a gastronomia é um ponto forte para a cidade. A cultura de um povo também se expressa pela gastronomia. A diferença culinária marca uma sociedade”, conclui o titular.

O desafio dos participantes foi criar um prato com ingredientes tipicamente amazônicos. Eles foram avaliados na harmonização de sabores e estética dos pratos. Para esta etapa, os candidatos contaram com a ajuda do chef Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro.

Por Thiago Fernando

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir