Esportes

Amazonas cresce cada vez mais no circuito brasileiro de poker

Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes

Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes

Sem nenhum time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, muitos com visão “futebolcêntrica” podem pensar que o Estado do Amazonas não produz títulos no esporte. Não é verdade: existe um esporte com resultados cada vez mais interessantes quando tomamos a naturalidade dos atletas como parâmetro. E esse esporte é um que você praticou e nem tinha ideia de que se tratava, de fato, de um.

O poker há pouco tempo foi reconhecido de fato como um esporte – contrariando a visão de muitas pessoas que o consideram apenas como um jogo de cartas. A habilidade é requisito essencial para vencer um campeonato – a exemplo de outros esportes do ramo “mental” como o xadrez por exemplo. Com um rol extenso de habilidades para se aprender, ele inclusive se tornou uma das disciplinas optativas mais procuradas por alunos de uma universidade de São Paulo.

Todo esse interesse dos brasileiros pelo poker é evidenciado também em Amazonas. E como dito acima, nosso Estado cada vez mais apresenta bons resultados na modalidade. No final do mês passado foi realizada a mesa final do North Poker Tour – o primeiro torneio com etapas classificatórias realizadas essencialmente na região Norte e Nordeste do país (Belém, Manaus, Porto Velho, Boa Vista, Fortaleza e São Luís além de cidades menores no interior do Pará como Marabá, Castanhal e Altamira).

Foram três dias de disputa e cerca de 400 (469, para ser mais preciso) inscritos. Destes, os 69 melhores colocados seriam premiados, afunilando-se até a mesa final do evento, que contou com nove jogadores. Destes, dois são do Amazonas: Samara Brito, a melhor mulher no torneio e Anderson Souza (foto acima), amazonense que foi o grande campeão do torneio – como dito, o maior já realizado no Norte. A final foi no Vegas Poker Clube, em Belém.

img_2073

Amazonas já foi campeã de Estados em torneio do ano passado

A boa fase do poker de Amazonas pode ser explicada individual e coletivamente. Anderson Souza foi o quinto colocado no maior campeonato brasileiro da modalidade, o BSOP Millions, realizado em novembro do ano passado em São Paulo. De modo coletivo, vale ressaltar que o Estado de Amazonas foi campeão do Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes em 2014 – a vitória, marcada pela superação, foi excelente se considerarmos que a equipe foi esmagada ainda no segundo dia da edição de 2013. Superação, aliás, se mostrou a palavra de ordem na competição do ano passado – a equipe chegou a começar o segundo dia de competições na última colocação. O time (foto abaixo) contou com Alessandro Rodrigues, Arlindo Neto, Jean Emerson, Ângelo Neto, Victor Hugo, Gabrielle Costa e Jean Double. O vice foi o Distrito Federal, também importante polo do poker no Brasil.

gde_3664

Victor Andreoletti, Jean “Double” Picanço, Gabrielle Costa, Ângelo Neto, Alessandro Rodrigues e Arlindo Neto

Vale ressaltar, o Campeonato, ao contrário da maioria dos torneios de poker, não teve premiação monetária – apenas por orgulho de representar o Estado.

Resta saber agora se o Amazonas repetirá os bons resultados ao longo do ano em competições internacionais. Em julho teremos mais um evento do Latin American Poker Tour (LAPT) e os torneios satélites (classificatórios) ocorrem online pelo site PokerStars – com efeito, a distância dos principais locais de competição, tradicional inimiga dos esportistas no Norte do país, não é um problema pelo fato dele acontecer online. Talvez justamente por isso não se observa diferença no número de participantes nos torneios ao redor do Brasil – o importante é o quão bom o jogador é.

Com tantos atrativos, naturalmente o poker se torna um esporte que se tornou uma coqueluche – sobretudo pelas transmissões na TV em canais como ESPN (geralmente competições internacionais) e BandSports (competições nacionais) que fazem com que o público se interesse cada vez mais pelo jogo.

1 Comment

1 Comment

  1. casino

    3 de fevereiro de 2016 at 05:48

    Excellent post, I agree with you 100%!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir