Fonte: OpenWeather

    Tabagismo


    Ações para o combate do tabagismo em Manaus são discutidas em reunião

    Encontro reuniu coordenadores locais, diretores de unidades e técnicos distritais que atuam no Programa Municipal de Combate do Tabagismo

    Programa Municipal de Controle do Tabagismo completa dez anos | Foto: Divulgação

    Manaus – Para intensificar as ações de combate ao tabagismo em Manaus, profissionais do Programa Municipal de Controle do Tabagismo participaram de uma reunião de atualização e alinhamento nesta quinta-feira (12).

    O encontro técnico aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e reuniu os coordenadores locais, diretores de unidades e técnicos distritais que atuam no programa. Este ano, o programa, criado pelo Governo Federal, completa dez anos.

    Leia também: Ônibus voltam a circular após duas horas de paralisação em Manaus

    Segundo o secretário municipal de Saúde Marcelo Magaldi, a reunião teve como objetivo alinhar todas as informações do programa federal que inclui, além da promoção de um ambiente de integração entre as equipes, fortalecer as ações e ajustar percursos.

    “Também informar sobre o novo modo de monitorar o programa preconizado pelo Ministério da Saúde”, destacou Magaldi.

    Conforme a gerente de Promoção da Saúde da Semsa, Francinara da Silva Lima, nessas reuniões acontece a escuta das equipes, sobre como tem sido o trabalho nas 22 unidades onde o programa é desenvolvido, para saber as dificuldades e melhorar o atendimento a quem procura apoio. 

    “O programa passou por uma mudança no processo de monitoramento para torná-lo mais eficaz. Desde o início do atendimento ao paciente que procura uma unidade para entrar no programa, é feita uma qualificação de gênero e faixa etária, para organizar melhor os dados”, explicou Francinara.

    A partir desses dados é possível analisar os indicadores de atendimento dentro das classificações de cessação, ou seja, quem parou de fumar, abandono de tratamento e monitoramento da dispensação de medicamentos para quem cumpre todas as etapas do programa.

    *Com informações da assessoria

    Leia mais:

    Procon encontra 75kg de carne estragada em supermercado de Manaus

    Bombeiros acreditam que jovem esteja dentro de caverna em Figueiredo

    Zona Leste recebe serviços urbanísticos da Prefeitura de Manaus