Dia a dia

AM detém 1,1 milhão de estudantes, segundo censo

Rede municipal de ensino do Amazonas tem a maioria dos estudantes matriculados, correspondendo a 593.112 estudantes, segundo o censo - foto: Alexandre Fonseca

Rede municipal de ensino do Amazonas tem a maioria dos estudantes matriculados, correspondendo a 593.112 estudantes, segundo o censo – foto: Alexandre Fonseca

Dados oficiais do Censo Escolar de 2015 apontam que o Amazonas registrou 1.178.976 estudantes, sendo 467.031 matriculados em escolas da rede estadual; 593.112 matriculados em unidades de ensino da rede municipal; 9.323 estudantes na rede federal; e 109.510 na rede privada de ensino.

No que se refere ao número total de estabelecimentos de ensino, o levantamento indicou que o Estado conta com 5.492 unidades de ensino, dentre as quais 720 são da rede estadual; 4.474 da rede municipal; 282 da rede privada; e 16 unidades da rede federal de ensino.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), responsável pelo processamento e supervisão dos dados censitários das instituições públicas e particulares de ensino no Amazonas, deu início à segunda e nova etapa do levantamento do censo escolar da educação básica no Amazonas, atendendo à exigência do governo federal, publicada por meio da portaria 43, do dia 27 de janeiro de 2016, no Diário Oficial da União (DOU).

Esta segunda etapa, com trabalhos já iniciados pela Seduc, consistirá no levantamento geral de dados escolares de mais de 1 milhão de estudantes matriculados em escolas no Amazonas.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional sendo realizado anualmente sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Amazonas, os trabalhos são coordenados pela Seduc, que gerencia a coleta e sistematização de dados de toda a rede escolar do Amazonas.

O levantamento censitário, de acordo com a gerente de Pesquisa e Estatística da Seduc, Silvana Morais, serve de referência para a formulação de políticas públicas. “O Censo Escolar é a base para a execução de programas na área da educação, incluindo investimentos em transporte escolar, merenda, distribuição de livros didáticos, financiamento para capacitações de professores, ampliação de escolas, dentre outros”, explicou.

Educacenso

De forma prática, o levantamento de dados que corresponde à nova etapa do censo é realizado por meio da ferramenta “Educacenso”, sistema on-line responsável por coletar dados específicos de alunos, professores, turmas e escolas de todo o país tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada.

A ferramenta, que está sendo utilizada para a coleta dos dados do censo escolar desde o ano de 2015, também registra os rendimentos escolares dos estudantes, o índice de aprovação, reprovação e evasão, assim como o registro de concluintes nos ensinos fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou em cursos profissionalizantes.

No Amazonas, além de ser a responsável por acompanhar e supervisionar o processo de levantamento de dados, a Seduc também orienta a utilização da ferramenta para que as escolas tenham acesso ao sistema.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir