Cultura

Alvorada Encarnada leva mais de oito mil pessoas às ruas de Parintins

O principal evento do boi Garantido começou às 22h com a festa de lançamento do CD ‘Celebração’, com as toadas que serão executadas no bumbódromo - foto: divulgação

A ‘Alvorada vermelha’ chegou à praça da Catedral, por volta das 6h da manhã – foto: divulgação

Fazendo o que mestre Lindolfo Monteverde mandou, o boi-bumbá Garantido avermelhou a cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), na noite deste sábado (30), com a sua tradicional ‘Alvorada vermelha e branca’ anunciando o inicio da temporada bovina na Baixa de São José. A Polícia Militar (PM) estimou que mais de oito mil pessoas participaram da festa.

O principal evento do boi Garantido começou às 22h com a festa de lançamento do CD ‘Celebração’, com as toadas que serão executadas no bumbódromo.

Desde cedo o movimento na Cidade Garantido era intenso. Por volta das 17h, o trânsito passou a ser controlado por homens da Empresa Municipal de Trânsito devido o fluxo intenso na estrada Odovaldo Novo, que passa em frente ao curral do boi palco do espetáculo de luz, cor e vibração que foi o lançamento do CD do bumbá.

A ‘Alvorada vermelha’ chegou à praça da Catedral, por volta das 6h da manhã. O pároco da catedral, padre Ruy Canto, numa demonstração de apoio à festa cultural, transferiu a missa do horário para as 8h.

Para o vice-presidente do boi, o advogado Fábio Cardoso, essa foi uma das maiores festas já registradas a partir da mudança do boi do curralzinho para Cidade Garantido.

“Foram quatro grandes eventos, tivemos o bingão, o ensaio técnico na sexta e no sábado o lançamento do CD e em seguida alvorada do boi e em todos pudemos contar com a expressiva participação dos nossos sócios, torcedores, simpatizantes, pessoas que vieram de longe para vivenciar conosco esses momentos especiais”, afirmou.

A festa de lançamento do CD foi comanda pelo apresentador oficial do boi, Israel Paulain, que dividiu o palco com o Levantador de Toadas, Sebastião Júnior, e outros itens presentes na festa.

Walson Júnior, parintinense radicado em Manaus, todo ano vem para a alvorada do Garantido. “O que vimos na madrugada de domingo é indescritível, a cidade avermelhou”.

O presidente do boi Garantido, Adelson Albuquerque, coordenou todas as atividades do boi no fim de semana. Ele agradeceu aos artistas, às equipes envolvidas e, sobretudo ao sócio e torcedores do boi.

“Foram momentos de grande emoção que nós devemos a esse sentimento vermelho e branco e agora vamos à vitória”, disse.

Ontem à noite aconteceu o primeiro ensaio oficial do Garantido realizado no arraial de São José Operário. “Essa é nossa tradição, foi mestre Lindolfo que nos legou essa história”, disse Tadeu Garcia, compositor do boi.

Por Tadeu de Souza

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir