Mundo

Alvo de ataque, aeroporto de Bruxelas seguirá fechado até terça-feira

Belgica

A gerência só recebeu ontem a permissão para inspecionar o edifício com um pequeno grupo de engenheiros e técnicos para avaliar danos – foto: reprodução

O aeroporto internacional de Zaventem, em Bruxelas, atingido na terça (22) por um sangrento atentado suicida duplo, não reabrirá antes da próxima terça (29), anunciou neste sábado (26) a administradora Brussels Airport.


“Mais de quatro dias depois dos atentados, as investigações no terminal do aeroporto estão concluídas mas a retomada das atividades com passageiros não será realizada antes de terça, 29 de março”, indicou.
A equipe de especialistas examinará a estabilidade das estruturas, verificará o funcionamento dos sistemas tecnológicos e de informação, além de analisar os danos materiais causados pelo atentado, para determinar o que precisará ser reformado.
Anteriormente, a administradora havia informado que o aeroporto ficaria fechado até domingo (27).
O Órgão de Coordenação para a Análise da Ameaça (OCAM) da Bélgica diminuiu o nível de alerta terrorista na última quinta-feira. No entanto, determinou que cachorros especializados na detecção de explosivos devem estar nos acessos de cada terminal.
A direção do aeroporto estuda “soluções temporárias” para reiniciar os voos, levando em conta as novas medidas de segurança. O perímetro em torno do terminal será mantido e ninguém poderá entrar no local onde ocorreram explosões, exceto pessoal autorizado.
O fim de semana de Páscoa abre um período de duas semanas de férias escolares na Bélgica.

Nesta parte do ano, o aeroporto recebe uma média de 60 voos diários.
Os atentados do dia 22 em Bruxelas, que atingiram o aeroporto e uma estação de metrô no centro da cidade, deixaram 31 mortos e 300 feridos.
Show cancelado
A cantora americana Mariah Carey cancelou o show que faria em Bruxelas no próximo domingo por motivos de segurança, após os atentados ocorridos na capital da Bélgica na última terça-feira, anunciou neste sábado a artista pelo Twitter.
“Me aconselharam a cancelar meu show pela segurança do público, do meu grupo, das equipes técnicas e de todos os que participam da turnê europeia”, escreveu a cantora na mensagem.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir