Dia a dia

Alfândega implanta sistema de reconhecimento facial no aeroporto Eduardo Gomes

Depois do primeiro voo entre Guarulhos e Manaus, o avião será usado em rotas internacionais, ligando São Paulo a Miami, Madri e, no segundo semestre, Orlando - foto: reprodução

Em toda a região Norte, o aeroporto de Manaus é o único a contar com esta tecnologia – foto: reprodução

Com o intuito de aprimorar a segurança dos passageiros, a Alfândega no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Zona Oeste, implantou um novo sistema de reconhecimento facial. Os passageiros de voos internacionais que chegarem aos aeroportos brasileiros serão identificados por meio do reconhecimento das características faciais únicas de cada indivíduo. De acordo como órgão, a novidade vai facilitar a vida dos passageiros e otimizar o trabalho da Receita.


Em toda a região Norte, o aeroporto de Manaus é o único a contar com esta tecnologia.

Em nota, a alfandega informou que o sistema trará maior agilidade no atendimento ao viajante na medida em que a atuação da Receita Federal recairá, preferencialmente, sobre passageiros que apresentem risco potencial de estarem praticando irregularidades aduaneiras e outras infrações, reconhecendo-os automaticamente e permitindo a sua seleção para uma fiscalização mais aprofundada, sem interferir no fluxo de passagem dos demais passageiros.

Conforme a alfandega, a nova tecnologia trará maior eficácia na seleção daqueles que serão fiscalizados, já que será pautada em critérios objetivos de gerenciamento de riscos, utilizando-se de informações individualizadas do viajante, previamente analisadas.

“Com a união de uma sofisticada tecnologia de reconhecimento biométrico facial e um sistema avançado de gerenciamento de riscos aduaneiros, a Receita Federal aperfeiçoa seu processo de trabalho, trazendo maior segurança à sociedade brasileira, protegendo-a cada vez mais contra a prática da concorrência desleal e dos crimes de contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas, dentre outros”, informou a nota.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir