Sem categoria

Aleam implantará novo software para dar celeridade aos processos parlamentares

A partir da instalação dos novos softwares, a tramitação dos projetos de lei será mais rápida- foto: divulgação/Marcelo Araújo

A partir da instalação dos novos softwares, a tramitação dos projetos de lei será mais rápida- foto: divulgação/Marcelo Araújo

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) implantará em breve um novo software, em parceria com o Senado Federal, para dar maior celeridade ao processo de tramitação dos projetos de lei, facilitando os trabalhos desde a parte administrativa até as votações. A informação foi confirmada pelo presidente Josué Neto (PSD) nesta quarta-feira (27).

O software não trará nenhum custo para a Assembleia, pois todo o treinamento, tanto na parte  da instalação dos softwares como o treinamento de profissionais para manuseá-lo, será ‘bancado’ pelo Senado Federal. “O software é de qualidade, o mesmo aplicado na Câmara e no Senado Federal e não gera custos para a Assembleia. Até mesmo as diárias e passagens aéreas dos funcionários do Senado que virão para Manaus para treinar  e  fazer a instalação serão arcados pelo Senado”, disse.

De acordo com o presidente, toda a tramitação estará disponível na internet para a população e também  atenderá as necessidades da Casa. “Nós já tentamos contratar uma empresa para produzir o software que permita que toda a tramitação da Casa – desde o protocolo do projeto de lei até a parte final, em que há a sanção ou o veto do Executivo, e que as leis são promulgadas – seja automatizada e transparente, tanto para os deputados, quanto para a população”.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) comemorou a parceria com o Senado Federal. Ele já vinha discutindo com os demais parlamentares, em sessões anteriores, a importância da informatização e   digitalização  dos processos parlamentares. Segundo ele, o convênio com o sistema de software usado pelos senadores vai dar celeridade aos trabalhos na Aleam. “Brevemente, tudo aqui vai tramitar pela internet. Vamos sepultar o papel e acabar com a ditadura da má burocracia que tanto atrapalha o nosso trabalho”, disse.

A Assembleia aguarda apenas a programação do Senado Federal para a  instalação do software e a qualificação dos funcionários, que já está autorizada. “Estamos aguardando apenas a agenda de acordo com o senado”, garantiu Josué.

Por Asafe Augusto

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir