Sem categoria

Aleam e CMM terão semana de votações tensas

Além do Orçamento 2016, principal tema a ser debatido na CMM esta semana será o PlanMob – foto: Tiago Corrêa / Dircom - CMM

Além do Orçamento 2016, principal tema a ser debatido na CMM esta semana será o PlanMob – foto: Tiago Corrêa / Dircom – CMM

Com sessões compensatórias nesta segunda-feira, quinta e sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e Câmara Municipal de Manaus (CMM), respectivamente, encerram nesta semana seus trabalhos legislativos com uma pauta bem densa em ambos os legislativos. As duas casas votam, nesta semana, as Leis Orçamentárias de 2016, o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e o Plano de Mobilidade Urbana de Manaus (PlanMob).

As compensatórias nas duas casas têm o objetivo de antecipar o recesso parlamentar. A Aleam, por exemplo, realiza duas compensatórias nesta segunda e sexta e a CMM antecipa seu recesso com duas compensatórias, na quinta e sexta-feira. Os dois legislativos iriam entrar de férias somente após o Natal.

O presidente da Câmara, vereador Wilker Barreto (PHS), afirmou que a casa está trabalhando para chegar bem próximo da pauta zero, no entanto deverá, sim, ficar algumas pendências.

O líder do prefeito na casa, vereador Elias Emanuel (PSDB), afirmou que a matéria que trata da Lei Orçamentaria Anual que recebeu 371 propostas de emendas deverá ser apreciada em plenário pelos vereadores até o máximo depois de amanhã. O Orçamento da Prefeitura de Manaus para o próximo ano é de R$ 4 bilhões.

“Nós temos um conjunto grande de emendas que foram apresentadas e estão em análises. E eu espero que na terça-feira nós possamos concluir esse trabalho com o relatório do vereador Luiz Mitoso (PSD) ”, disse Elias.

Entretanto, a os vereadores de situação na CMM deverão enfrentar outra dificuldade no momento que colocarem a pauta para votação, quando os vereadores de oposição, prometem ampliar a discussão em torno das matérias, eles se queixam do pouco tempo de debate feito em torno das propostas.

Outra votação que promete ser polêmica é a do PlanMob. A previsão da Comissão Especial é colocá-la em pauta na quinta (17). A oposição critica o curto espaço de tempo que a proposta teve para ser debatida e promete agir.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não havia conseguido contato com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Josué Neto (PSD). A pauta mais importante desta semana é a LOA 2016, estimada em R$ 16,2 bilhões.

Por Henderson Martins

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir