Política

Aleam analisará redução de salários de deputados

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD), informou, ontem, que o Legislativo estadual avaliará a possibilidade de reduzir os salários dos 24 deputados estaduais e dos diretores da Assembleia, com base em consenso e apoio de todos os parlamentares, segundo a assessoria de comunicação da Aleam.

Josué Neto disse que a decisão precisa do apoio da maioria, assim como com as medidas iniciais de contenção de gastos que o Legislativo, adotadas desde o início de 2015. “Da minha parte, não há nenhum problema em diminuir salário de deputado estadual, mas é uma decisão democrática que precisa passar pela decisão dos 24 parlamentares”, disse o presidente.

A redução dos salários foi uma iniciativa do deputado estadual José Ricardo (PT), que propôs à presidência da Aleam a redução de 10% dos salários de deputados e diretores e 30% da verba da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o “Cotão”. A iniciativa foi influenciada pela redução de 10% nos salários do primeiro escalão do Executivo estadual, aprovada, na última terça-feira, e da Presidência da República e ministros, proposta pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Atualmente, segundo dados disponibilizados no site da Aleam, os deputados estaduais recebem salários de R$ 25,3 mil mensais, além de Ceap no valor de R$ 25,6 mil por mês.

“Mesmo antes da crise se ampliar, a Assembleia já estava adotando várias providências com relação à redução de custos. Então, quando o governo federal falou em corte de gastos, a Aleam já havia dado sua contribuição cerca de sete meses antes”, disse o presidente da Aleam.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir