País

Agentes declaram ‘total apoio’ a ‘japonês da Federal’

A Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) declarou “total apoio” ao agente Newton Ishii, conhecido como “Japonês da Federal”, que foi preso na terça-feira (7) sob acusação de facilitação de contrabando.

“Ele já vem sendo punido injustamente há muitos anos, mesmo após árdua luta para provar sua inocência”, declarou o presidente da Fenapef, Luís Boudens, para quem Ishii se tornou “um ícone do combate à corrupção e ao crime organizado”.

Rosto conhecido da Operação Lava Jato, responsável pela escolta dos presos na Polícia Federal em Curitiba, Ishii está detido numa sala da superintendência no Paraná -para onde vão os investigados na operação.

Ele e outros agentes federais foram acusados de facilitar o contrabando de mercadorias do Paraguai, enquanto estavam lotados em Foz do Iguaçu, oeste do Paraná. O japonês foi alvo de operação da PF em 2003 e chegou a ficar quatro meses preso.

Em maio, Ishii perdeu um recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça), que ordenou a execução provisória da pena -já que o agente já foi condenado em primeira e segunda instâncias, a quatro anos e dois meses de prisão.

Para a Fenapef, há inconsistências na ação penal contra Ishii. A entidade lembra que ainda há recursos pedindo a anulação do processo, e diz que outros agentes já foram absolvidos por falta de provas.

A opinião da entidade é compartilhada por colegas de Ishii em Curitiba, que têm demonstrado solidariedade ao agente e afirmam que sua conduta no trabalho, a despeito do que possa ter ocorrido no passado, é “irretocável”.

“Ele é sempre o primeiro a chegar e o último a sair. Tem uma disposição incrível”, diz um colega.

Pessoas próximas a Ishii dizem que ele se sente, de certa forma, “aliviado”, porque aguardava o desfecho do julgamento havia anos. “É uma espada que ele tira da cabeça”, afirma outro agente.

Por Folhapress

1 Comment

1 Comment

  1. Paula cunha

    8 de junho de 2016 at 20:29

    Espero que soltem o japonês,pois ele só foi preso por causa da lava jato.Soltem o japonês e prendam os corruptos com praças contudentes de ti o País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir