Política

Agendamento da biometria no site do TRE-AM tem falhas

Recadastramento biométrico iniciou em Manaus no final de 2014 e termina em janeiro de 2016-foto: Ione Moreno

Recadastramento biométrico iniciou em Manaus no final de 2014 e termina em janeiro de 2016-foto: Ione Moreno

Quem arriscou agendar o cadastro biométrico pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) no último domingo (27), teve a tentativa frustrada. Durante todo o domingo o site ficou fora do ar, impossibilitando o agendamento.

A marcação pela internet que antes poderia ser feita diariamente, passou a ser rea­lizada apenas nos dias 15 e 30 de cada mês. Contudo, anteontem, problemas no site do tribunal impediram que o agendamento fosse feito.

O EM TEMPO procurou o tribunal para repercutir o fato ontem pela manhã, mas até o fechamento da edição, às 20h, a assessoria de imprensa do órgão ainda não havia enviado a resposta. A assessoria se limitou a informar que o site esteve fora do ar apenas pelo período da manhã de domingo, mas que à tarde retornou suas operações.

O agendamento pela internet objetivava dar mais conforto ao eleitor e evitar a formação de filas nos postos de biometria. Na teoria, após agendar atendimento em dia e horário conveniente, o eleitor deveria ir até a unidade selecionada e realizar o cadastro, sem contratempos ou atrasos.

Contudo, na última quinta-feira, quem agendou o exame biométrico no Clube do Trabalhador, no Sesi, localizado na Zona Leste, reclamou do atendimento. O problema aconteceu porque quem estava agendado para realizar o cadastro às 14h, percebeu que estavam chamando para atendimento ainda os agendados de 12h. “Não precisava agendar, uma vez que os organizadores não estavam respeitando o horário do agendamento e dando preferência a quem estava atrasado. Acho uma falta de respeito. Tive que desistir do meu cadastro e retornar ao trabalho”, ressaltou a autônoma Maria Santos, 29.

Uma enorme fila debaixo de forte calor se formou dentro do Sesi, pelos eleitores. “Chegamos no horário agendado, mas não tivemos nosso direito respeitado. Às 14h, ainda chamavam para o cadastro pessoas que tinham agendado o horário 12h15. Isto não é certo”, denunciou o universitário Marcos Mendes, 24.

Até a primeira semana de agosto, cerca de 200 mil eleitores em Manaus haviam realizado a biometria, de acordo com informações repassadas pelo TRE-AM. Na capital há 1,2 milhão de eleitores cadastrados nos cartórios eleitorais, o que representa 55,8% do total de eleitores do Estado.

Por Ive Rylo

4 Comments

4 Comments

  1. Nilton evaldo da silva

    18 de março de 2016 at 06:53

    Eu não consigo mim cadastrar no site do tre Amazonas

  2. eliton freitas

    23 de fevereiro de 2016 at 20:51

    fazer agendamento marcado

  3. ALEXANDRINA

    30 de setembro de 2015 at 10:37

    NAO ESTA FUNCIONANDO O SITE DO TRE AM PRA RECADASTRAMENTO

  4. Wilton reis

    1 de setembro de 2015 at 16:25

    Recebem dinheiro público para falharem em tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir