Mundo

Acordo definitivo de paz entre as Farc e o governo colombiano entra em vigor

O chefe máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño, o Timochenko, afirmou em Havana, capital cubana, que vai cumprir rigorosamente o acordo definitivo de paz firmado com o governo colombiano, após quase quatro anos de negociações. O acordo, que encerrará um conflito armado de mais de cinco décadas, entrou em vigor à 0h de hoje (29).

“Como comandante do Estado-Maior das Farc, ordeno a todos os comandados, às nossas unidades, aos nossos combatentes o cessar-fogo e as hostilidades, de maneira definitiva, contra o Estado colombiano, a partir da meia -noite de hoje [28])”, disse nesse domingo o Timochenko.

“Acabou a guerra, convivamos como irmãos e irmãs”, acrescentou o chefe guerrilheiro na mensagem que leu no salão El Laguito, do Hotel Nacional de Cuba, em Havana, que foi sede das negociações para o acordo, iniciadas em 19 de novembre de 2012.

O governo, que formalizou em decreto sua adesão ao cessar-fogo, informou que o acordo será formalmente assinado entre os dias 20 e 26 de setembro em local a ser definido – Bogotá, Havana ou a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. O acordo deverá ser referendado pela população em um pleebiscito que deverá ocorrer em 2 de outubro.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir