Dia a dia

Ações culturais e de cidadania em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A atividade integra a programação ‘Arena Azul – Autismo e Cidadania’ - foto: divulgação

A atividade integra a programação ‘Arena Azul – Autismo e Cidadania’ – foto: divulgação

A partir desta sexta-feira (1º) a prefeitura de Manaus e o governo do Estado iniciam uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é comemorado em 2 de abril. São ações culturais e de cidadania, voltadas tanto para as crianças como para os seus familiares e a população de modo geral.

As atividades começaram logo cedo, com panfletagem da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) no cruzamento das avenidas Constantino Nery e Pedro Teixeira, no bairro Flores, abordando motoristas, passageiros de ônibus e táxis e pedestres sobre o transtorno do espectro autista (TEA).

A atividade integra a programação ‘Arena Azul – Autismo e Cidadania’, que será realizada na Arena da Amazônia durante este dia. A intenção do governo do Estado é informar a população sobre o autismo, transtorno que compromete as habilidades de comunicação e interação social, promover uma programação especial para as pessoas com autismo, além de proporcionar momentos de interação entre os participantes.

Haverá uma estação com atividades desenvolvidas no Programa Atividades Motoras que visam proporcionar atividades lúdicas, pedagógicas e de educação física para pessoas com deficiência a partir de 2 anos de idade, além da distribuição da cartilha sobre TEA.

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) programou diversas atividades para as crianças e os pais. A primeira ação recreativa será uma visita técnica na parte inferior da Arena da Amazônia, como os vestiários, área de banco de reservas e arquibancada. Logo em seguida, haverá a ‘Corridinha Maratoninha do Autista’, com 20 metros de distância. Depois, todas as crianças ficarão reunidas no centro do campo para soltar balões azuis, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado no dia 2 de abril.

No seguinte momento, as crianças irão se dirigir à área pódio da Arena e lá serão realizados circuitos psicomotores, atividades lúdicas e esportivas, como aulas de capoeira, de jiu-jítsu, zumba, pula-pula, escorregador, desenho, pintura no rosto e peças teatrais.

Também a partir de hoje, personagens do Parque Cidade da Criança estarão participando das atividades da Semana de Conscientização do Autismo. Na manhã de, os personagens participaram de um ‘bandeiraço’ e panfletagem na rotatória do Eldorado, zona Centro-Sul.

No sábado (2), ocorrerá uma programação especial no parque. Aberto das 10h às 20h, a partir das 15h as crianças poderão participar da oficina de criatividade ‘Pintura Facial’, na Escola de Pintura. No mesmo horário, ocorrerá a oficina de Artes Visuais Infantil ‘Grandes Mestres da Pintura – 8ª Sessão – Mestre Kandisnky’, na Biblioteca, com dez vagas para crianças entre 5 e 8 anos. Às 16h, tem início o show musical com Cantigas de Roda, no Anfiteatro. No Cineminha, também às 16h, o Coelhinho continua aguardando a criança para a sessão de fotos.

Ainda no sábado, das 16h30 às 17h, haverá o Circuito Funcional com professores de Educação Física, na Vila Feliz. E às 17h inicia a sessão de espetáculo com os Menestréis Contadores de Histórias em “Os Três Porquinhos”, no Anfiteatro. Às 17h30, haverá o pronunciamento das autoridades sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e, às 18h, aula de dança.

No domingo, as atividades serão livres, e, a partir das 15h até as 18h, a Tirolesa está aberta aos pequenos aventureiros. Das 15h às 19h, a diversão é no Pula-Pula.

O Parque Cidade da Criança, administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), está localizado na Avenida André Araújo, s/n, com entrada pela Rua Castro Alves, no Aleixo, e funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 20h.

Com informações das assessorias

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir