Dia a dia

Ação ajuda a coletar rações para entidades que cuidam de animais de rua em Manaus

Realizado pela primeira vez, a ação que visa ajudar os cachorros abandonados pelas ruas da cidade - foto: divulgação

Realizado pela primeira vez, a ação que visa ajudar os cachorros abandonados pelas ruas da cidade – foto: divulgação

Apaixonados por cachorros e solidários as organizações de proteção ao animais, um grupo de amigos, com cerca de cem pessoas, decidiram fazer de uma festa de aniversário e noivado dos cães um evento para arrecadar rações que serão destinadas a uma instituição da cidade.

Realizado pela primeira vez, a ação que visa ajudar os cachorros abandonados pelas ruas da cidade e foi idealizada pelos pais de cães da raça pug, que se reúnem todos os finais de semana no passei do Mindu, Parque 10 de novembro, Zona Centro-Sul, para trocar experiências e elaborar projetos que diminuam as marcas deixadas pela exclusão.

Uma das coordenadoras do evento, Márcia Labanca disse que já tinha vontade de realizar uma ação com doações de rações para animais, mas que o desejo só ganhou impulso durante as reuniões do grupo e no decorrer do planejamento do aniversário de dois anos e do noivado do cachorro da sua filha, chamado Chop. Mesmo recebendo críticas, a professora insistiu no projeto e decidiu colocar em prática a boa ação com a ajuda dos outros integrantes do grupo.

“A festa do nosso cachorrinho foi uma ótima oportunidade de abraçar essa causa e ajudar os cachorrinhos abandonados com todas as rações que serão doadas. Tive conhecimento de uma instituição que trabalha em prol dos animais por meio de redes sociais e me identifiquei com o sentimento de proteção. Espero que a nossa colaboração consiga aliviar o sofrimento dos cachorros abandonados”, disse.

Toda doação arrecada no evento será destinada a União de Política Animal (UPA). De acordo com o presidente da instituição, Diego Alencar, atualmente a UPA ajuda na reabilitação de pelo menos 50 animais, entre cães e gatos, que viviam em situação de abandono pelas ruas da cidade e que foram resgatados por voluntários da organização.

“Não trabalhamos diretamente com o resgate de animais, mas oferecemos todo o suporte para os nossos voluntários que tiram das ruas esses animais em situação de risco. Oferecemos a eles ajuda com tratamentos, consultas, medicamentos e até mesmo com cirurgias enquanto o animal não consegue ser adotado. Posso dizer que essa doação de rações chegou em boa hora. Quanto mais ajuda melhor. Hoje a nossa instituição sobrevive de doações e se não tivermos esse apoio da sociedade fica inviável continuarmos com o nosso trabalho”, destacou.

Alencar ressaltou que também já adotou essa medida de trocar presentes de aniversário por doações de alimentos para animais. Segundo ele, é importante que essa sensibilização alcance uma boa parte da população para que o projeto de ações protetivas aos animais ganhe cada vez mais força em Manaus.

“No meu aniversario abri mão de presente em troca de rações. Uma amiga da Márcia me conhece e me falou sobre o grupo de cães e sugeri esse evento. Ela apostou e deu certo. Hoje, estimamos que pelo menos 120 mil animais vivem nas ruas. Então cada ajuda é preciosa para que possamos diminuir esse índice alarmante”, finalizou.

Por Gerson Freitas

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Ação ajuda a coletar rações para entidades que cuidam de animais de rua em Manaus, AM | Olhar Animal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir