Esportes

Academia realiza torneio de CrossFit em Manaus

Disputa aconteceu em duas categorias e foi realizada durante o último sábado e domingo-foto: Ione Moreno

Disputa aconteceu em duas categorias e foi realizada durante o último sábado e domingo-foto: Ione Moreno

Força, flexibilidade, potência, precisão e resistência. Tudo isso está resumido em uma só modalidade esportiva. No último final de semana (12 e 13) ocorreu a 1ª edição do campeonato interno da academia CrossFit Caf, localizada no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste da capital, com patrocínio da Reebook Brasil, SevenFit, Monster Suplementos, Pão e Cia. e Marcelo Osteopata.

A modalidade tem ganhado cada vez mais espaço entre a população baré nos últimos anos. O CrossFit, que alia diversas atividades, como ginástica e levantamento de peso olímpico, pode ser praticado por crianças, adultos e idosos. A competição é dividida em duas categorias: scale (feminino e masculino), para iniciantes e RX (feminino e masculino), para os avançados.

O CrossFit é um treino que utiliza movimentos funcionais de forma constantemente variada e em alta intensidade. “São movimentos que se fazem no dia a dia, como estender o joelho, ou empurrar na vertical, como se fosse guardar algo em cima do armário. Ele dá mobilidade e flexibilidade. A modalidade também trabalha resistência, força e agilidade”, explicou Maressa, uma das organizadores da competição.

Os movimentos são diversificados, com o uso de argolas, barras de ginástica olímpica e levantamento de peso, além de caixas, bolas e cordas, que também entram na lista de atividades. A modalidade foi criada pelo coach (treinador) Greg Glassman, nos Estados Unidos, em 1995.

O CrossFit é uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa. Em um primeiro momento, os treinos parecem ser exaustivos. Divididos em aquecimento, técnica e treino do dia. “O CrossFit tem atividades próprias, a indicação inicial é que os alunos conheçam suas limitações antes de praticar, consultando ortopedista e cardiologista”, destacou Maressa.

Por Lindivan Vilaça

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir