Sem categoria

Abastecimento de energia elétrica é reforçado no AM

Destinados para 56 municípios do Estado, novos grupos geradores serão instalados em até 60 dias – foto: Márcio Melo

Destinados para 56 municípios do Estado, novos grupos geradores serão instalados em até 60 dias – foto: Márcio Melo

Com investimentos de R$ 160 milhões, a Eletrobras Amazonas Energia entregou ontem 159 novos grupos geradores para 91 localidades de 56 municípios do Estado.

Juntos, os geradores vão garantir a geração de 124,8 megawatts de energia, que podem acabar de vez com a demanda do abastecimento de eletricidade no interior, além de incentivar a instalação de empresas no Amazonas.  A medida vai beneficiar 1,6 milhão de habitantes e atender 315 mil unidades consumidoras.

“A partir de agora o interior do Amazonas tem energia suficiente para que toda a classe empresarial possa fazer os seus investimentos. O grande problema do empresário é a questão da infraestrutura. Se ele não tiver a garantia de uma energia confiável, ele não vai instalar o seu empreendimento. Vamos disponibilizar para o todo o Amazonas uma energia firme de qualidade com segurança de forma que o empresário possa vim instalar a sua empresa”, afirmou o diretor presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Antônio Carlos Faria de Paiva.

De acordo com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, atualmente a Eletrobras Distribuição Amazonas possui 380 megawatts instalados no interior.

Com a soma de 124 megawatts destes novos 159 geradores será ampliada a geração do interior em 32,6%, totalizando 500 megawatts de potência no interior. Os novos geradores serão instalados em até 60 dias nas usinas termelétricas do interior.

“Hoje damos um passo importante para o interior do Amazonas porque aumentamos em quase 33% a capacidade de geração de energia no interior do Estado. Esses 159 geradores não substituirão outros geradores, mas aumentarão nossa capacidade de geração. Até o final do ano, implantaremos no interior mais 400 megawatts de energia”, prometeu Braga.

O ministro também participou da solenidade de entrega de um grupo gerador de 1 mil megawatts na Usina Termelétrica (UTE), do município do Careiro Castanho (a 102 quilômetros de Manaus).

Dando continuidade as ações do programa Luz Para Todos, o ministro participou pela parte da manhã da cerimônia de inauguração na comunidade Boa Vista, localizada no Rio Castanho, e à tarde, esteve na segunda inauguração, às 14h30, na comunidade de Tilheiros, localizada na Estrada do Sumaúma, Rio Janauacá.

Contemplado com um gerador, o município de Itamarati (a 950 quilômetros de Manaus), vai se livrar de vez dos problemas de falta de energia e vai passar a contar com uma reserva energética. “Agora a população vai ficar assistida com energia de qualidade e vai fortalecer o sistema energético que já estava sem interrupções”, disse o prefeito João Campelo (Pros).

Por Augusto Costa/Equipe do EM TEMPO

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir