Sem categoria

Abandonada, Santa Casa vira alvo de assaltantes

Conforme relato da população que trabalha nas proximidades do prédio, o local está abandonado, à mercê de bandidos - foto: Márcio Melo

Conforme relato da população que trabalha nas proximidades do prédio, o local está abandonado, à mercê de bandidos – foto: Márcio Melo

Ao contrário do que muitos políticos divulgaram pelas redes sociais esta semana, o prédio da Santa Casa de Misericórdia, localizada no Centro de Manaus, não teve os telhados arrancados com a forte chuva ocorrida na última terça-feira (12).  Segundo informações de moradores, as telhas estão sendo furtadas por traficantes e usuários de drogas que comandam o local, fazendo com que as telhas desapareçam pouco a pouco.

Conforme  relato da população que trabalha nas proximidades do prédio, o local está abandonado, à mercê de bandidos. “Não aconselho ninguém entrar no local pois os traficantes estão sempre armados, e são muitos. Durante à noite, eles saem para praticar roubos e depois retornam  para consumir entorpecentes. As telhas estão sumindo porque eles mesmos furtam”, contou uma comerciante de 37 anos que pediu para não ter o nome divulgado.

Ainda de acordo com a comerciante, várias denúncias já foram feitas à Polícia, porém, nenhuma providência foi tomada pelos órgãos de segurança. “Policiais militares já vieram averiguar o local, mas disseram que não encontraram ninguém e ficou por isso mesmo. Mas só a gente sabe o quanto é perigoso aqui. Pedimos, urgentemente, que a Prefeitura ou Estado resolva essa situação”, disse.

A Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas informou por meio de nota que entrou em contato com comandante do policiamento da 24ª CICOM e o mesmo informou que houve denúncias sobre furtos no local onde mediante as denúncias intensificou o policiamento na área, que além da viatura que atua no setor, está sendo empregados motocicletas e policiamento a pé (POG).

A corporação disse ainda que qualquer denúncia pode ser feita ao Comandante da 24ª CICOM, Major PM Benevides, telefone: (92) 98842-1615, ou diretamente no endereço Rua Manaus Moderna com Lima Bacuri S/n – Centro. Linha Direta (92) 98842-1548. Em 2015, foram registrados dois homicídios ocorridos dentro do prédio da Santa Casa. No dia 25 de junho do ano passado, uma ossada humana foi encontrada no local.

Proposta

Durante campanha nas eleições de 2014, o candidato e atual governador do Amazonas, José Melo, disse que o local seria transformado em um Hospital infanto-juvenil do câncer. Porém, devido a situação econômica do país, a definição do projeto envolvendo o local atrasou e até o momento nenhuma providência foi tomada pelo poder público.

Em 2015, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) afirmou que reajustes no projeto de desapropriação não foram feitos por falta de recursos. Até o ano passado, o valor da dívida consolidada da instituição ultrapassava pouco mais de R$ 8,4 milhões, relacionada à débitos trabalhistas, tributários e com concessionários de serviços públicos.

A equipe do EM TEMPO tentou contato com a comissão interventora do prédio para saber a situação atual do local, porém não obteve sucesso.

Por Bruna Amaral

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir