Sem categoria

A exposição ‘Meninice’ retrata cotidiano de infância simples e feliz

Ao todo, 14 imagens captadas pela fotógrafa maranhense fazem parte da seleção em exposição na galeria Moacir Andrade, na sede do Sesc, localizada no centro de Manaus - foto: Suzane Melo/divulgação

Ao todo, 14 imagens captadas pela fotógrafa maranhense fazem parte da seleção em exposição na galeria Moacir Andrade, na sede do Sesc, localizada no centro de Manaus – foto: Suzane Melo/divulgação

 

O desejo de provocar os adultos para enxergar novamente a beleza da infância motivou a arte-educadora e fotógrafa Suzana Melo a produzir a exposição “Meninice”, que pela primeira vez sairá do Maranhão, Estado natal da artista, e vai ser apresentada em Manaus. A mostra tem como tema a infância e é formada por 14 fotografias em preto e branco que exibem o cotidiano de crianças da zona rural de Alcântara, município maranhense. “Mostro, por meio dessas imagens, uma infância simples, pobre, porém livre, feliz”, observa Suzana Melo.

“Meninice” faz parte da 8ª edição do projeto Amazônia das Artes, do Serviço Social do Comércio (Sesc), uma rede de intercâmbio das artes e da cultura entre artistas e público dos Estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Amapá, Tocantins e o Piauí como Estado convidado). A abertura da exposição será amanhã, às 17h30, e, a partir do dia seguinte até 29 de maio vai estar em cartaz na Galeria Moacir Andrade, do Sesc-Centro.

Esse dia a dia infantil em Alcântara foi registrado entre 2011 e 2012, mas na época Suzana não pensava em organizar uma exposição com o resultado. “Na verdade, eu estava a serviço do projeto social Nova Alcântara, que realiza ações naquela região. Contudo, sempre busquei a poesia nos meus registros, com intenção de produzir imagens com algo que trouxesse o gesto espontâneo, a singeleza do mundo infantil”, explica.

A fotógrafa conta que a ideia de expor surgiu ao analisar o acervo produzido, quando observou que havia muitas fotos de crianças e que estas formavam “um conjunto bem harmônico”. “Decidi, então, selecionar as que para mim eram mais significativas e poéticas”.

Suzana Melo destaca que, independentemente de pobreza ou riqueza, o que ela busca é trazer o universo infantil à tona. “As crianças são muitas vezes ignoradas por nós adultos. Estamos sempre ocupados demais para olhar para elas e considerá-las como pessoas que sentem, que pensam, que têm algo a dizer”, destaca.

Para ela, a beleza da infância reside na autenticidade “Está na liberdade de ser o que é, na entrega sincera ao outro, no brincar, no fantasiar a vida. A criança simplesmente vive. Isso é bonito”.

Emoção ao observar o olhar sobre si mesmo

Várias crianças fotografadas por Suzana Melo já tiveram a oportunidade de admirar o seu trabalho. Em dezembro do ano passado, as imagens foram expostas na sede do Projeto Nova Alcântara, localizada no povoado Tiquara, em Alcântara. “Várias crianças fotografadas e suas famílias estavam lá”, recorda. “Foi uma experiência muito interessante e gratificante. A reação das crianças é impressionante. Param em frente às fotos e olham profundamente, com um misto de orgulho e, ao mesmo tempo, timidez. Foi emocionante para mim”.

A arte-educadora e fotógrafa conta que a oportunidade para expor em Manaus – a primeira de “Meninice” fora do Maranhão – foi uma “grata surpresa”. “O trabalho acabou tendo uma repercussão maior do que eu imaginava”, afirma Suzana, que vai estar presente na abertura da exposição. “Ainda não conheço Manaus e estou ansiosa”.

Suzana Melo é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atuou como arte educadora nos anos de 2010 e 2011 na rede pública do Estado do Maranhão e trabalhou também na rede particular. Foi professora substituta do curso de Artes Visuais da UFMA, entre janeiro de 2013 e janeiro de 2015.

Suzana fotografa desde 2008, quando ainda era universitária, e gosta de registrar diversos assuntos, mas pessoas são o seu tema predileto.

 

Por Luiz Otávio Martins

Leg: Ao todo, 14 imagens captadas pela fotógrafa maranhense fazem parte da seleção em exposição na galeria Moacir Andrade, na sede do Sesc, localizada no centro de Manaus – foto:

 

Quando? abertura amanhã, às 17h30; em cartaz de 7 a 29 de maio, das 13h30 às 17h30

Onde? Galeria Moacir Andrade (Sesc-Centro, rua Henrique Martins, 427)

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir