Sem categoria

Flávio Pascarelli é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas

Pascarelli recebeu 12 votos. Maria do Perpetuo Socorro Guedes, que também disputava o cargo, obteve sete votos - foto: divulgação

Pascarelli recebeu 12 votos. Maria do Perpetuo Socorro Guedes, que também disputava o cargo, obteve sete votos – foto: divulgação

O desembargador Flavio Humberto Pascarelli Lopes foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam). Na eleição secreta, na manhã desta terça-feira (3), Pascarelli recebeu 12 votos. Maria do Perpetuo Socorro Guedes, que também disputava o cargo, obteve sete votos.

Jorge Manuel Lopes Lins será o novo vice-presidente e Aristóteles Lima Thury foi eleito o corregedor-geral.

Flavio Pascarelli disse que, apesar da crise econômica e das dificuldades financeiras, eventuais cortes de gastos no Tribunal decidido após estudos sobre a necessidade de reduzir despesas. Os ganhos dos desembargadores e juízes não deverá ser afetado. “Estou feliz, agora é trabalhar. Recebo o cargo com muita honra e com consciência da responsabilidade que é dirigir um tribunal como esse. Vamos fazer a transição e aí sim vou ter como dizer quais serão as prioridades do tribunal”, declarou.

Atualmente sendo o Tjam o penúltimo colocado no julgamento de processos que envolvem corrupção ou improbidade administrativa, o desembargador eleito presidente afirmou que vai trabalhar para motivar os juízes e servidores para que o estado volte a de cumprir as metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Nós estávamos em terceiro lugar no quadro nacional e hoje estamos em penúltimo. Temos que reverter isto. Acho que houve uma desmotivação”, observou.

A atual presidente Graça Figueiredo desejou sorte aos novos eleitos e lamentou não ter cumprindo todas as suas metas. Ela deixa o cargo no dia 3 de julho, quando os eleitos assumem suas funções.

Após a contagem dos votos, os presentes que lotavam o auditório Ataliba David Antônio, ovacionaram o novo presidente eleito. A escolha por Pascarelli já parecia premedita, pois até fogos de artifícios estavam preparados e foram disparados ao final da contagem dos votos.

Confira a entrevista com o novo presidente do Tjam.

— Quais serão suas prioridades frente ao Tjam?
Flávio Pascarelli – Recebo o cargo com muita honra e com consciência da responsabilidade que é dirigir um tribunal como esse. Vamos fazer a transição e aí sim vou ter como dizer quais serão as prioridades do tribunal.

— A crise financeira preocupa? O senhor já está pensando em fazer cortes?
Flávio Pascarelli – Sim, preocupa muito, porque estamos assumindo a presidência em meio a uma crise fiscal que assola todo o país. Portanto, temos que usar de muita imaginação e trabalho para reverter esse quadro.

— Que medidas o senhor vai ter que tomar para conter a crise?
Flávio Pascarelli – Vamos, primeiro, saber como está o tribunal. Teremos dois meses de transição. A desembargadora Graça Figueiredo vai trabalhar com o desembargador João Simões e a desembargadora Nélia Caminha que vão me representar nessa transição e, a partir desses dados, é que vou poder dizer as providências que tomarei.

— Benefícios como o auxílio-moradia: o senhor pretende manter?
Flávio Pascarelli – Isso não depende de mim. Esse benefício é decisão do CNJ. Então não tem o que manter ou não. Enquanto for legal, nós vamos cumprir.

— Como o senhor vai trabalhar para motivar os juízes?
Flávio Pascarelli – Nós vamos trabalhar procurando motivar os juízes para que eles possam voltar a produzir. Acho que houve uma desmotivação. Vamos tentar mudar esse quadro, motivando os juízes e os servidores. Todos aqui já me conhecem, de quando trabalhei no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM) e entrei lá na mesma situação, com crise e greve de servidores, e saí de lá com placa dos servidores e o judiciário recebendo prêmio nacional. Para motivá-los, vamos chamá-los para conversar para saber os problemas que os afligem, e a partir desse diálogo mostrar a eles que a presidência estará lado a lado.

Por Asafe Augusto e assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir