Cultura

UEA promove bate-papo literário com Milton Hatoum, autor do livro ‘Dois Irmãos’

O escritor Milton Hatoum é autor do romance Dois Irmãos publicado em 2000 - foto: Divulgação

O escritor Milton Hatoum é autor do romance Dois Irmãos publicado em 2000 – foto: Divulgação

A leitura obrigatória de um livro é um dos principais requisitos em vestibulares. Para ajudar os alunos e conhecer melhor a obra ‘Dois Irmãos’, o escritor amazonense Milton Hatoum ministra uma palestra nesta sexta-feira (26), às 9h, na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, nº. 3578, Flores. O evento será transmitido ao vivo através do canal Pré-Calouro, no YouTube, e é uma realização da UEA, através do programa Pré-Calouro.

Para participar da palestra, os interessados devem se inscrever pelo e-mail ueaprecalouro@gmail.com de 22 a 25 de agosto. Os alunos que se inscreverem via e-mail vão receber certificado de participação. Durante a palestra, Milton Hatoum vai conversar com o professor do Pré-Calouro da UEA, João Batista Gomes sobre a sua história de vida e a obra ‘Dois Irmãos’, além de responder perguntas dos alunos.

A ideia inicial era somente gravar um vídeo explicando sobre o romance, mas Milton propôs conversar pessoalmente com os alunos. “Já estava programado para eu ir a Manaus gravar um documentário, e surgiu o convite do professor. Acho super importante esse contato direto com os alunos. Sempre estudei em escola pública e acho válido trocar ideias sobre a estrutura do romance”, salientou o escritor Milton Hatoum.

João Batista Gomes destacou ainda que para o Vestibular 2016, acesso 2017 a banca organizadora estabeleceu duas leituras obrigatórias: “Caramuru”, de José de Santa Rita Durão, e o livro “Dois Irmãos”, do Milton Hatoum.

Autor e Obra

O romance Dois Irmãos, publicado em 2000 e autoria de Milton Hatoum, conta a história da relação conturbada entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, em uma família de origem libanesa que vive em Manaus. A obra também serviu de inspiração para a Rede Globo que gravou a minissérie “Dois Irmãos”, escrita por Maria Camargo e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A minissérie está prevista para ser exibida em janeiro de 2017.

Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus. Em 1967 mudou-se para Brasília, onde estudou no Colégio de Aplicação da UnB. Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se diplomou em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.

Pré-Calouro UEA

O programa Pré-Calouro é uma iniciativa do Governo do Amazonas, executada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da qual são oferecidas aulas diárias de disciplinas do Ensino Médio com vistas à preparação de alunos para o exame Vestibular.

As aulas (Português, Literatura, Redação, Matemática, Física, Química e Biologia) estão sempre disponíveis no canal da UEA, via Youtube, podendo ser acessadas a qualquer momento e repetidas de acordo com a necessidade do aluno. Este ano, o Sistema de Ingresso Seriado – SIS acontecerá no dia 22 de outubro, e o vestibular da UEA nos dias 23 e 24 de outubro. Além do ambiente Web, as aulas serão exibidas na TV Cultura, de segunda a sexta-feira, às 7h30 e reprise às 19h.

Com informações da Assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir